terça-feira, 25 de novembro de 2014

Aviso à navegação

A tese que virou doutoramento será concluída em 2016. Finalmente. Mas vamos às introduções.

Terminei o curso em 2009. Apesar de ter escolhido a especialização em rádio, foi no jornalismo online que acabei por encontrar uma nova “paixão”, com a implementação do cibermeio Som à Letra a 18 de Setembro de 2009.

A investigação cientifica sempre foi uma área que me atraiu. Este interesse começou em 2008 quando fui bolseira durante um ano pela FCT. A ideia de tratar dados, estudar, testar sempre me entusiasmou. E acima de tudo criar conhecimento pertinente. É um desafio permanente, tanto que até chegar ao objetivo para a minha tese demorei mais do que esperava.

Abraçar o Som à letra foi ter a oportunidade de evoluir como profissional sempre com o objetivo de melhorar a sua política editorial e de encontrar um modelo de negócio sustentável para o mesmo. O caminho não tem sido fácil, como podem ver nas comunicações que fui levando ao longo destes cinco anos em encontros científicos.

IJUP 2011
Social networks and Cyberjournalism Som à Letra: a case study
IJUP 2012
New challenges in cyberjournalism Is there any business model?
IJUP 2013
Som à Letra A Civic Digital Media
7º Congresso da Sopcom: Meios digitais e industrias criativas (2011)
“O aproveitamento das potencialidades da internet pelos ciberjornais culturais  portugueses Temos modelo de negócio para os media digitais?”
Revista Prisma (2013)
Som à Letra : Um media digital cívico

Em todas estas conferências eu debati o nascimento do Som à Letra (um media com berço no facebook) e mencionei sempre o dilema do modelo de negócio.
Tudo culminou na criação (entretanto criei o protótipo de uma associação) a IncluSom, Espaço de Intervenção Cultural e Cívico, detentora (embora essa situação ainda não esteja completamente formalizada) dos media online Som à Letra e Som FM.
Mais desenvolvimentos brevemente.


Sem comentários:

Enviar um comentário

O Comunicado da Blitz

Um novo renascimento... A próxima edição da BLITZ é a última em formato de revista. A aposta incidirá, de ora em diante, nos conte...